A junção de sete pequenos emirados (Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ra’s al- Khaimah, Sharjah, Umm al-Quawain) forma a nação denominada Emirados Árabes Unidos. Esse país está localizado na Península Arábica e limita-se com Arábia Saudita (ao sul e oeste), Qatar (a noroeste), Golfo Pérsico (ao norte) e Omã (a leste).
Com aproximadamente 4,6 milhões de habitantes, os Emirados recebem um grande fluxo de migrantes, sendo que 75% da população são de outros países. A maioria dos habitantes reside em áreas urbanas (78%). Com cerca de 1,3 milhão de habitantes, Dubai é o emirado mais populoso.
A economia local baseia-se na produção e exportação de petróleo. Somente o emirado de Dubai não tem no petróleo a principal fonte de receitas (responsável por apenas 7% da renda). Sua economia é impulsionada pela movimentação financeira das empresas transnacionais, além da Zona Franca Jebel Ali.
Nessas movimentações, sempre há dúvidas jurídicas e os empresários procuram advogados especializados na região. É o caso do Marcelo Lucas Advocacia, único escritório brasileiro com sociedade nos Emirados e Arábia Saudita. “É de suma importância um advogado experiente. E é fundamental ter a confiança do povo árabe”, diz o advogado.
O advogado lembra que é necessário respaldo jurídico para quem quer investir na região, e realizar exportações e importações, por exemplo.
Marcelo Lucas de Souza (25.369/DF) é o advogado CEO do escritório, com mais de 17 anos de experiência em atuações e prevenções jurídicas nos diversos ramos do direito. Possui pós-graduação com tese sobre direito público. Foi coordenador licenciado em prática jurídica e coordenador adjunto do curso de direito do Centro Universitário Icesp de Brasília. Foi diretor tesoureiro da OAB-DF – CAADF e professor de direito em várias instituições do Distrito Federal.