Em 2024, ao menos 800 milionários devem sair do Brasil com destino a outros países. O Brasil é o sexto em número de pessoas com fortunas de ao menos US$ 1 milhão (R$ 5,44 milhões) que devem mudar de país, segundo um estudo da consultoria Henley & Partners.
A debandada no Brasil só fica atrás da China, Reino Unido, Índia, Coreia do Sul e Rússia. No mundo, 128 mil milionários devem se mudar.
E o país que deve receber mais milionários no mundo são os Emirados Árabes. A região já atrai um grande número de milionários da Índia, do Oriente Médio, da Rússia e da África, segundo o estudo. Agora, deverá receber também milionários do Reino Unido e da Europa.
Os Emirados Árabes devem ser destino de 6.700 ricos.
Quem reforça esses dados é o advogado internacional Marcelo Lucas, CEO do escritório que leva seu nome. O especialista em segurança jurídica para empresas explica que muitos brasileiros escolhem Dubai e Abu Dhabi, por exemplo, pelos investimentos. “Os Emirados são um local seguro para empresários abrirem filiais, escritórios e até mesmo comprarem terrenos, casas e carros, pois há benefícios do governo para atrair investidores”, conta o advogado que também tem um escritório por lá.
“Investimento em imóveis que, com 1 milhão e 700 mil você compra um apartamento de 80 metros quadrados sem ter que pagar IPTU, ou ganho de capital, ou ainda declarar imposto de renda ao Rei e sem juros”, diz o advogado da Sobha, uma das maiores construtoras de luxo de Dubai.
Marcelo Lucas de Souza (25.369/DF) é o advogado CEO do escritório, com mais de 17 anos de experiência em atuações e prevenções jurídicas nos diversos ramos do direito. Possui pós-graduação com tese sobre direito público. Foi coordenador licenciado em prática jurídica e coordenador adjunto do curso de direito do Centro Universitário Icesp de Brasília. Foi diretor tesoureiro da OAB-DF – CAADF e professor de direito em várias instituições do Distrito Federal.