Imponente, o Reino da Arábia Saudita, no Oriente Médio, é um dos países conhecidos por sua forte cultura, belezas naturais e força econômica. Mas o país parceiro do Brasil vai além disso. Vamos contar um pouco.
O Estado foi fundado pelo chefe de uma família beduína, Ibn Saud, em 22 de setembro de 1932, ao cabo de uma longa e sangrenta guerra fratricida, cujas vítimas foram estimadas em 200 mil em uma península povoada, na época, por apenas três milhões de habitantes.
Em 1968, as relações diplomáticas entre o Brasil e a Arábia Saudita foram estabelecidas formalmente. Em 1973, o Brasil abriu embaixada em Jedá e a Arábia Saudita abriu embaixada em Brasília. Em 1986, no contexto da transferência da capital saudita para Riade, a representação diplomática brasileira foi transferida para aquela cidade.
O Brasil possui relações bilaterais tradicionalmente intensas com a Arábia Saudita, com registro de visitas oficiais de parte a parte desde 1973. O fortalecimento das relações se intensificou a partir dos anos 2000.
Atualmente, a Arábia Saudita é um país estratégico para as relações econômicas do Brasil em âmbito global, e o adensamento dessas relações insere-se no esforço de diversificação de mercados para os produtos brasileiros. Trata-se da maior economia do Oriente Médio e a 17ª maior do mundo.
Marcelo Lucas de Souza (25.369/DF) é o advogado CEO do escritório, com mais de 17 anos de experiência em atuações e prevenções jurídicas nos diversos ramos do direito. Possui pós-graduação com tese sobre direito público. Foi coordenador licenciado em prática jurídica e coordenador adjunto do curso de direito do Centro Universitário Icesp de Brasília. Foi diretor tesoureiro da OAB-DF – CAADF e professor de direito em várias instituições do Distrito Federal.