O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), nos Emirados Árabes, foi o aeroporto mais movimentado do mundo em 2023.
Foram 86,9 milhões de passageiros embarcando ou desembarcando no local. O segundo lugar ficou com o Aeroporto de Londres-Heathrow, com 74,9 milhões de passageiros
Os dados são do relatório “Aeroportos Mais Movimentados do Mundo” da ForwardKeys, empresa espanhola de inteligência de viagens. O principal critério utilizado é o número de voos internacionais que saem daquele aeroporto. Entre os 20 primeiros lugares, 11 aeroportos estão na Europa, mas Singapura e Doha, fora do continente europeu, também completam a lista.
Segundo o relatório, o aeroporto de Dubai se recuperou completamente aos níveis anteriores à pandemia da Covid-19. O desempenho do aeroporto é atribuído à “excelente conectividade e sua posição como um ponto de interseção global, beneficiando-se do aumento das viagens europeias, norte-americanas e indianas”.
Além disso, há previsão de que a capacidade de assentos de saída está prevista para melhorar ainda mais com a recuperação gradual das viagens de longa distância da China.
Os dados reforçam cada vez mais o enorme crescimento e evolução dos Emirados Árabes, imponentes e tecnológicos. Por isso, muitas empresas, em alguns casos brasileiras, investem na região, como é o caso do escritório de advocacia Marcelo Lucas, com sede no Brasil e filial em Dubai.
As parcerias Brasil-Emirados tiveram franco crescimento nos últimos anos, principalmente pós-pandemia, e sempre com auxílio de consultoria jurídica, realizada pelo CEO Marcelo Lucas.
Marcelo Lucas de Souza (25.369/DF) é o advogado CEO do escritório, com mais de 17 anos de experiência em atuações e prevenções jurídicas nos diversos ramos do direito. Possui pós-graduação com tese sobre direito público. Foi coordenador licenciado em prática jurídica e coordenador adjunto do curso de direito do Centro Universitário Icesp de Brasília. Foi diretor tesoureiro da OAB-DF – CAADF e professor de direito em várias instituições do Distrito Federal.