Você deve ter visto notícias esta semana sobre o G20, grupo dos 20 países com maiores economia do mundo. A reunião este ano foi na índia. Mas você sabe que grupo é esse e o objetivo dele?
O Grupo dos Vinte (G20) é considerado o principal fórum de cooperação econômico internacional. Desempenha um papel importante na formação e fortalecimento da arquitetura e governança globais em todas as principais questões econômico internacionais.
Ele foi fundado em 1999 após a crise financeira asiática como um fórum para os ministros das Finanças e governadores dos Bancos Centrais discutirem questões econômicas e financeiras globais.
O G20 foi elevado ao nível de Chefes de Estado/Governo na sequência da crise económica e financeira mundial de 2007 e, em 2009, foi designado o “principal fórum para a cooperação econômica internacional”.
O G20 não tem um secretariado ou pessoal permanentes. Em vez disso, a Presidência do G20 é rotativa anualmente entre os membros e é selecionada de um agrupamento regional diferente de países. A Presidência do G20 é responsável por reunir a agenda do G20 em consulta com outros membros e em resposta à evolução da economia global.
Fazem parte do grupo os países: Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, República da Coreia, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos da América e União Europeia.
Marcelo Lucas de Souza (25.369/DF) é o advogado CEO do escritório, com mais de 17 anos de experiência em atuações e prevenções jurídicas nos diversos ramos do direito. Possui pós-graduação com tese sobre direito público. Foi coordenador licenciado em prática jurídica e coordenador adjunto do curso de direito do Centro Universitário Icesp de Brasília. Foi diretor tesoureiro da OAB-DF – CAADF e professor de direito em várias instituições do Distrito Federal.