O Oriente Médio é uma região composta por países e territórios da Ásia Ocidental, situada entre os continentes asiático, europeu e africano. Possui mais de sete milhões de km² de área e uma população que supera os 385 milhões de habitantes.
A região apresenta climas árido e semiárido, terrenos planálticos e grandes reservas de petróleo, o que a torna alvo de disputas geopolíticas. A região é conhecida pela grande concentração de conflitos e guerras, como os conflitos entre Israel e Palestina e a guerra civil da Síria.
A economia da região é guiada pela exploração e exportação do petróleo e seus derivados, notadamente nos países-membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
O Oriente Médio reúne países que estão entre os maiores exportadores mundiais dessa commodity, sendo parte e alguns deles membros fundadores da Opep. São esses países: Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Juntos, eles possuem uma reserva de 766,95 bilhões de barris de petróleo, conforme apontam os dados da Opep de 2018. Essa quantidade é o equivalente a 64,4% das reservas de todos os países que compõem aquela organização.
De lá para cá, só houve aumento e parcerias com países ao redor do mundo, como o Brasil, que é grande investidor na região e tem fluxo intenso de importação e exportação. Os brasileiros até estão de olhos abertos para a região e grandes empresas brasileiras estão fechando parcerias e abrindo escritórios nos países, como é o caso do escritório de advocacia internacional Marcelo Lucas, com com escritório nos Emirados Árabes Unidos – em Dubai, e na Arábia Saudita – Riad.
Sobre história, o Oriente Médio também foi o berço de algumas das mais importantes e antigas civilizações do mundo, cujos elementos culturais, como a sua religiosidade, foram amplamente difundidos e são, até os dias de hoje, presentes em diversos países e regiões. A escrita e técnicas empregadas na agricultura, como a irrigação, também tiveram origem e se aperfeiçoaram nessa região.
Marcelo Lucas de Souza (25.369/DF) é o advogado CEO do escritório, com mais de 17 anos de experiência em atuações e prevenções jurídicas nos diversos ramos do direito. Possui pós-graduação com tese sobre direito público. Foi coordenador licenciado em prática jurídica e coordenador adjunto do curso de direito do Centro Universitário Icesp de Brasília. Foi diretor tesoureiro da OAB-DF – CAADF e professor de direito em várias instituições do Distrito Federal.