Os brasileiros estão acostumados a pagamentos de IPTU, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, todos os anos, de forma única e parcelado.
É o imposto para quem tem imóveis, seja residencial ou comercial, e que vai para o governo federal.
Um fato curioso, no entanto, é que isso não é regra em todos os países do mundo. Pelo contrário.
Um dos exemplos é nos Emirados Árabes Unidos. Em Dubai, que é um dos emirados, não há pagamento de IPTU, o que tem atraído muitos brasileiros para investimento na região.
Sem o IPTU, o investidor só paga uma taxa de 4% na compra, e se paga condomínio, como no Brasil. É algo que tem atraído mais estrangeiros por conta, também, da abertura de uma empresa, que leva menos de um mês, pois os processos são rápidos.
Em um evento recente no Brasil, a diretora da Sobha Realty Beatrice Nitu mostrou algumas propriedades em construção e à venda em Dubai. Ela afirmou que até há pouco tempo a tendência imobiliária era os arranha-céus, mas que agora a tendência é ter área verde e parques.
A Sobha Realty é a maior empresa de imóveis de luxo dos Emirados Árabes Unidos e tem parceria com o escritório brasileiro de advocacia Marcelo Lucas, que faz intermediação entre empresários brasileiros e emirates (nativos dos emirados).
Marcelo Lucas de Souza (25.369/DF) é o advogado CEO do escritório, com mais de 17 anos de experiência em atuações e prevenções jurídicas nos diversos ramos do direito. Possui pós-graduação com tese sobre direito público. Foi coordenador licenciado em prática jurídica e coordenador adjunto do curso de direito do Centro Universitário Icesp de Brasília. Foi diretor tesoureiro da OAB-DF – CAADF e professor de direito em várias instituições do Distrito Federal.